sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O Nevoeiro



Estou tão farta dessa onda de filmes que tentam amendrontar com bobagens, que quase passava batida por esse, o nome realmente não estava ajudando muito para que eu viesse a me interessar, o ator principal (Thomas Jane) também não, baseado na obra de Stephen King, certo tem ótimos filmes, mas há outros que sinceramente não deveriam existir ;)

Porém, contudo e todavia, se eu disser que me lembro agora como descobri que esse O Nevoeiro fazia parte dos bons estarei mentindo, não lembro mesmo, mas fui locar e tals e como sempre costumo fazer quando gosto muitíssimo de um filme sobre o qual eu ainda não sabia nada, fui ler o que as pessoas diziam sobre ele, é fato tod@s são unânimes: muito bom!

Os méritos por isso vão principalmente para o diretor Frank Darabont que já adaptou outras obras de King e muitíssimo bem: "Um sonho de liberdade" e "À espera de um milagre" e novamente fez isso tão bem que mudou completamente o final do filme e que final! Fiquei... Ahhh vou dizer não, senão estraga... Se é bom ou não fica à critério de cada um(a).

É legal ir descobrindo o filme , ou seja, sem ter lido quase nada antes, fiquei impressionada com a atuação do Thomas Jane que já fez "O Justiceiro" e "O Apanhador de Sonhos" (um daqueles filmes que não deveriam existir), sinceramente não achava que ele fosse capaz de se sair tão bem em um papel e Marcia Gay Harden, dá show à parte, o que não surpreende, já que ela é mesmo muito boa atriz, porém particularmente dessa vez ela se supera.

E do que se trata o filme? Resumindo superficialmente diria que se trata de um estranho Nevoeiro que invade uma pequena cidade e faz com que certos habitantes presos por acaso dentro de um supermercado tentem sobreviver a ele.

Dizendo assim é bem besta neh?! Mas aprofundando-se no desenrolar da história o que percebemos além de criaturas realmente terríveis e más que vem junto com o Nevoeiro, é que há criaturas também muito apavorantes bem perto de nós, ou será nós mesmos? O Nevoeiro discute, política, religião, mas acima de tudo o comportamento humano em relação a uma situação limite, utilizando-se para isso de críticas ao próprio governo dos EUA (Bush Jr.) ao fanatismo religioso, à alienação humana em geral.

E dá muito medo sim, em todos os sentidos, recomendadíssimo!

Nenhum comentário: