quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Saiu a programação da Expectativa 2009 da Fundaj!

» Quinta, 4 de dezembro

20h - Birdwatchers – Terra Vermelha (BirdWatchers – La terra degli uomini Rossi, Itália/Brasil, 2008). Dir. Marco Bechis. Claudio Santamaria, Alicélia Batista Cabreira, Chiara Caselli, Abrísio da Silva Pedro, Matheus Nachtergaele, Leonardo Medeiros. Numa co-produção Brasil/Itália, o filme retrata o atual processo de aniquilamento cultural sofrido pelo povo indígena no Mato Grosso do Sul e a relação conflituosa de dependência com os grandes fazendeiros da região. As fronteiras entre os latifúndios e as pequenas reservas indígenas delineiam a questão fundiária no Brasil e a relação que os homens estabelecem com a terra, e entre si. (Marcelo Costa). 108 minutos.

» Sexta, 5 de dezembro

18h – Cashback (Cashback, Ingl., 2007). De Sean Ellis. Com Sean Biggerstaff, Emilia Fox, Shaun Evans, Michelle Ryan. Quando o estudante de artes plásticas Ben é abandonada pela namorada, desenvolve uma estranha insônia. Para aproveitar as horas extras acordado, vai trabalhar no turno da madrugada de um supermercado 24h. Ali, conhece funcionários malucos e clientes ainda mais estranhos. Para aplacar o tédio, Ben imagina que pode parar o tempo e assim apreciar melhor todas as nuances que a beleza das formas têm a oferecer, principalmente as das mulheres. Ágil inteligente e cômico, o longa "Cashback" é a derivação do curta homônimo que Ellis realizou em 2004 tendo concorrido ao Oscar por ele (LJ). 102 minutos.

20h – Il Papà di Giovanna (O papai de Giovanna, Itália, 2008) Dir. Pupi Avati. Silvio Orlando, Francesca Neri, Ezio Greggio, Alba Rohrwacher, Serena Grandi. Michele Casali (Silvio Orlando) se encontra em uma situação desesperada quando sua única filha, Giovanna, mata a melhor amiga por ciúmes. Reclusa em um hospital psiquiátrico, a jovem conta com o apoio do pai - a única pessoa em quem realmente confia durante o período de isolamento. Um olhar sobre a estreita relação de cumplicidade entre pai e filha. Coppa Volpi de melhor ator para Silvio Orlando. 104 minutos.

22h – Desejo e Perigo (Lust, Caution/ Se, Jie, EUA/China/Taiwan, 2007), de Ang Lee. Tony Leung, Wei Tang, Joan Chen. Feito por Ang Lee logo após Brokeback Mountain, essa obra é impecavelmente bem filmada e bem narrada, uma trama de espionagem durante a II Guerra Mundial sobre dever, patriotismo, sexo e amor. A jovem, e tímida estrela de uma trupe amadora de teatro terá que infiltrar-se na vida emocional de um homem do poder. Logo ela irá se perguntar quem seduz e quem é seduzida. 157 minutos.

» Sábado, 6 de dezembro

17h10 – Um Conto de Natal (Un Conte de Nöel, Fra.., 2008). De Arnaud Desplechin. Com Catherine Deneuve, Mathieu Amalric, Chiara Mastroianni, Emmanuelle Devos. O conto em questão fala da ácida relação entre a mãe Junon (Deneuve) e seu filho injeitado Henri (Mathiel Amauric, de "O Escafandro e A Borboleta"). Henri foi gerado para curar - pelo transplante de medula óssea - seu irmão mais velho Joseph. Já na vida adulta, é possível ver que essa condição existencial de Henri viria afetar a toda família. 150 minutos.

20h – Um Dia Perfeito (Un giorno perfetto, Itália, 2008). Ferzan Özpetek. Com Valerio Mastandrea, Isabella Ferrari, Stefania Sandrelli, Monica Guerritore. O filme conta as 24 horas que precedem uma chamada policial após suspeita de disparos de tiros em um apartamento de Roma. A separação passional de um casal e os conflitos e descobertas dos seus dois filhos são o fio condutor para a composição de um panorama humano, onde diversos personagens convivem em meio a uma cidade frenética e inquietante que parece insinuar, ou anunciar, uma tragédia. 102 minutos.

22h – Gomorra.De Matteo Garrone. Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale. Fascinante relato da máfia na Itália, com enfoque especial nos personagens menores que começam com pequenos serviços, na esperança de conquistarem o poder e o dinheiro através do crime e da violência, sem muitas vezes cogitar a possibilidade de eles mesmos serem engolidos pelo sistema que os criou. O filme revela-se aos poucos um painel abrangente do crime na Itália, que aqui tem como base a área de Nápoles. 137 minutos.

» Domingo, 7 de dezembro

16h – Um Homem Bom (Good - Reino Unido/Alemanha , 2008). De Vicente Amorin. Com Viggo Mortensen, Jason Issacs, Jodie Whittaker. É o filme de estréia de Amorim em uma produção internacional. Mortensen, vive um professor de literatura nos anos 1930, considerado um "bom alemão". É tímido, honesto e idealista, mora com a esposa muito ansiosa, dois filhos carentes, e a mãe que sofre de demência senil. Acabou de publicar um romance defendendo a idéia de que a eutanásia é um ato de compaixão, mas o livro é usado como propaganda nacionalista no governo Alemão. 96 minutos.

18h – O Silêncio de Lorna
(Le Silence de Lorna, Bél.,UK, Fra, Itá, Ale., 2008). De Jean-Pierre e Luc Dardenne. Com Arta Dobroshi, Olivier Gourmet, Morgan Marinne, Jérémie Renier. A secura e aparente simplicidade nos filmes dos irmãos Dardenne disfarça uma sofisticação que só se compara a ótima atuação de seus atores e roteiros cortantes. Em "Lorna", quem brilha é Dobroshi como a personagem título, uma uma jovem albanesa vivendo na Bélgica, e interessada em abrir um restaurante. Para tanto ele casa-se com Claudy, um viciado prestes a morrer. Morte que ela pretende acelerar a chegada. 105 minutos.

20h – O Sêmen da Discórdia

(Il Seme Della Discórdia,, Itália, 2008, 35mm). Dir. Pappi Corsicato. Com Caterina Murino, Alessandro Gassman, Martina Stella, Michele Ventuci. Verônica (Caterina Murino) é uma jovem e bela mulher casada com um representante de uma empresa de fertilizantes. No mesmo dia em que ela descobre estar grávida, seu infiel marido descobre-se estéreo. Uma comédia politicamente incorreta sobre família e infidelidade que pretende investigar o universo feminino sem sutilezas e com uma linguagem próxima ao televisivo. 85 minutos.

» Segunda, 8 de dezembro

16h10 – Baby Love
(Comme Les Autres, Fra., 2008). De Vincent Garenq. Com Lambert Wilson, Pilar López de Ayala. Emmanuel sonha em ser pai, o parceiro Phillipe não. O problema começa quando Emmanuel decide procurar por uma pessoa que esteja disposta a ser barriga de aluguel de um gay. Sem o apoio de Phillipe, ele corre o risco de perdê-lo para sempre. 90 minutos.

18h – Na Mira do Chefe
(In Bruges, Inglaterra/EUA, 2008) De Martin McDonagh. Com Colin Ferrel e Brendam Gleeson. Dois pistoleiros ingleses vão à cidade medieval de Bruges, na Bélgica, dar um tempo depois que um serviço deu errado. Durante esse intervalo, passam a refletir sobre a vida e a morte, enquanto absorvem um pouco do lugar. Mas o chefe deles tem algo em mente para os dois. 107 minutos.

20h - Almoço em Agosto
(Pranzo di Ferragosto, Itália, 2008) Dir. Gianni Di Gregório. Gianni Di Gregorio, Valeria De Franciscis, Marina Cacciotti, Maria Cali, Grazia Cesarini Sforza. Gianni mora com a mãe idosa em um apartamento em Roma. Atolado em dívidas, ele se vê obrigado a negociar com o síndico do condomínio, que lhe propõe quitar algumas delas caso Gianni cuide também de sua mãe no feriado de agosto. Para piorar a situação ele ainda recebe a companhia da tia e da mãe de um amigo. Comédia tipicamente italiana vencedora do prêmio Luigi di Laurentiis, dedicado ao melhor filme de estreante. 75 minutos.

» Terça, 9 de dezembro

16h – Caos Calmo
(Caos Calmo, Itália, 2008), De Antônio Luigi Grimaldi. Com Nani Moretti, Valeria Golino. Observação humana das reações inusitadas que um executivo tem ao passar por um duro processo de perda. Ele apega-se à filha pequena e passa a fazer ponto num lugar bem particular da cidade. 105 minutos.

18h - Os Monstros
(I Mostri, Itália, 1963). Dir. Dino Risi. Com Ugo Tognazzi, Vittorio Gassman, Ricky Tognazzi, Franco Castellani, Lando Buzzanca. Um retrato cruel e impiedoso da Itália do milagre econômico. Em 30 episódios, Risi destila seu humor cáustico sobre temas caros à comédia italiana: o consumismo, o casal, a praia, o automóvel. Uma série de esquetes permeadas pela desconfiança numa humanidade dominada pela euforia do boom. Nesta versão restaurada pela Cinemateca Nacional, dois episódios inéditos: O Cérebro doméstico e O Ator. 118 minutos.

20h20 - PA-RA-DA
(Itália/França/Romênia, 2008). Dir. Marco Pentecorvo. Com Jalil Lespert, Evita Ciri, Gabriel Rauta, Patrice Juiff, Robert Valeanu. A história real do jovem palhaço franco-algeriano Miloud Oukili, que chegou à Romênia em 1992 - três anos depois do fim da ditadura de Ceauþescu - e tentou mudar a vida de um grupo de meninos de rua que vivia da prostituição, de pequenos furtos e da vagabundagem. Através da atividade circense, o palhaço tenta restituir a dignidade das crianças e levar-lhes um pouco de esperança. 100 minutos.

» Quarta, 10 de dezembro

18h - Trovão Tropical
(Tropic Thunder, EUA, 2008), de Ben Stiller. Com Stiller, Jack Black, Robert Downey Jr. Uma das sessões mais divertidas de 2008 talvez não tenha sido tão visto como merecia, com humor cortante e frequentemente grotesco encenado por Stiller com participações inspiradas de Robert Downey Jr., Jack Black e do próprio Stiller. A partir dos trailers falsos que abrem a sessão, Trovão Tropical parte para uma sátira engraçada dos mecanismos de produção do cinema Hollywood com a história de um filme de ação rodado na Ásia por um diretor medíocre e três astros egomaníacos, um deles (Downey Jr.) apaixonado o suficiente pela sua arte para pigmentar a pele e se transformar num negro para o seu papel no filme. Os clichês dos filmes de explosão funcionam muito bem. 107 minutos.

19h - DVD - Coletânea de Camilo Cavalcante (Lançamento/noite de autógrafos do DVD)
Camilo Cavalcante nasceu em Recife, em 1974. Em 1996, participou de oficina de Roteiro Cinematográfico na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Realizou os vídeos Cálice; Hambre Hombre; Os Dois Velhinhos; Leviatã; Matarás; Alma Cega; Amorte e Ave Maria ou Mãe dos Oprimidos. Estes vídeos foram captados em diferentes formatos, do VHS ao digital. Também dirigiu Ocaso, curta-metragem em 16mm.

20h - Curtas PERNAMBUCANOS – SAFRA 2008/2009
(sessão seguida de debate com os realizadores)

1) Três Contos de RéisDe Maria Pessôa - PE, 12 minutos, cor, 35 mmTrês Contos de Réis é uma história de amor e traição, de paixão e desejos ocultos, que culmina com um duelo entre duas mulheres que amam o mesmo homem. Duas mulheres, dois desejos, dois sentimentos diferentes, porém com a mesma intensidade. Adaptada de um trecho do romance A Emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela e ambientada no Recife no final do Século XIX.

2) Ocidente
De Leonardo Sette (2008). Fotografia/Realização: Leonardo Sette.
Um casal em viagem. Melhor Filme Festival Internacional de Curtas do Rio.
6 minutos.

3) Muro De Tião. Alma no vazio, deserto em expansão. Melhor Filme Quinzena dos Realizadores – Festival de Cannes 2008, Melhor Filme Fest Int de Curtas de Vila do Conde – Portugal. 18 minutos.

4) Menino Aranha
De Mariana Lacerda (2008). Menino-aranha: uma real lenda urbana contada na Recife do final da década de 1990.12 minutos.

5) Nº 27
De Marcelo Lordello Com Caio Almeida, Diogo Vasconcelos, Felipe Tenório, Lucas Glasner, Wagner Lima, Marcela Gomes, Jorge Queiroz, Carol Araújo, Marília Mendes, Renata Roberta, Alexandre Sampaio e Ana Claúdia. O banheiro tá na limpeza - responde, segurando a maçaneta com força. Limpeza? Deixa de conversa, abre logo! Tá na limpeza. Procura outro, por favor. 19 minutos.

6) Superbarroco
De Renata Pinheiro. Com Everaldo Pontes, Neifa Mendonça, Clara Oliveira, Dulce Ana Montenegro, Heleno Lima, João Barbosa, Margarida Lima, Marilene Torres e Thaís Nascimento. A ornamentação na ruína, o escuro no claro, o silêncio na voz, o imóvel na ação. 16 minutos.

» Quinta, 11 de dezembro

16h40 - Outubro
(Oktyabr, URSS, 1928), de Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov. Reconstituição impressionante da revolução russa de 1917 com milhares de figurantes e a força das imagens de um dos grandes cineastas do cinema. Chance raríssima de ver no cinema essa obra essencial. Feito sob encomenda para comemorar os 10 anos da Revolução, esse filme existe em diversas versões, mas todas elas contem imagens inesquecíveis como a do cavalo branco na ponte e a destruição da adega no Palácio de Inverno em Leningrado. 93 minutos.

18h30 – Pan Cinema Permanente
(Brasil, 2008). De Carlos Nader. Documentário sobre o poeta Waly Salomão (1944-2003) que acreditava que realidade é ficção, vida é teatro e tudo é cinema - Com depoimentos de: Waly Salomão, Antonio Cícero, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Carlos Nader. 83 minutos.

20h20 – Praia do Futuro
Formando um caleidoscópio poético sobre a Praia do Futuro, uma das mais badaladas praias de Fortaleza, o filme traz os olhares e afetos pessoais de cada realizador. São visões oníricas, realistas, futuristas, apocalípticas ou românticas que resultam num diálogo que vem se estabelecendo no Ceará entre cineastas de uma nova geração que pensa e vive o cinema contemporâneo na cidade. O longa-metragem tem 15 episódios. Entre os 17 realizadores estão alunos das escolas públicas da Vila das Artes, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

» Sexta, 12 de dezembro

17h - [REC]
([REC], Esp., 2007). De Jaume Balagueró, Paco Plaza. Com Manuela Velasco, Javier Botet, Manuel Bronchud. Vem da Espanha esse conto moderno do terror que reinventa a atmosfera de mortos-vivos criada há décadas por George Romero. Pelo lente do cinegrafista do programa noturno “Enquanto Você Dorme”, vemos sua apresentadora pensar que mostrar a rotina dos bombeiros renderia apenas o trivial. Mas, quando atendem a uma chamada num prédio residencial para acudir uma senhora enlouquecida, uma série de tragédias humanas vão ali se sucedendo, até que o prédio é isolado pelo governo. O espectador pode lembrar de "A Bruxa de Blair" e de "O Exorcísta", mas "[REC] tem sua própria personalidade. 85 minutos.

18h50 - Lemon Tree
(Etz Limon, Palestina., 2008). De Eran Riklis. Com Ali Suliman, Hiam Abbass, Doron Tavory. Drama baseado numa história real sobre uma viúva palestina que precisa defender sua plantação de pé de limão contra um novo Ministro da Defesa de Israel se muda para a redondeza. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso precisam ser derrubados. Vencedor do prêmio Panorama Audiance 2008 no Festival de Berlim 106 minutos.

21h - Fronteira da Alvorada
(La Frontière de L'aube, Fra.., 2008). De Phillippe Garrel. Com Louis Garrel, Laura Smet, Clémentine Poidatz. Carole é uma estrela de cinema. Apesar da fama, ela vive praticamente sozinha. O marido, que trabalha em Hollywood, parece desprezá-la. É quando surge na vida de Carole um fotógrafo que quer registrar seus momentos mais íntimos... Em seu novo trabalho, Garrel imprime a mesma cromaticidade especial de "Amantes Constantes", fotografado pelo mesmo William Lubtchansky. 106 minutos.

» Sábado, 13 de dezembro

16h30 - O Encouraçado Potemkin
(Bronenosets Potyomkin, URSS, 1925) De Sergei Eisenstein. Ausente dos cinemas pernambucanos há mais de 25 anos, esta é uma oportunidade imperdível de (re)ver em 35mm este clássico absoluto do cinema mundial. Norte para diversas gerações sobre a personalidade da montagem na narrativa cinematográfica. Filme foi encomendado, 20 anos depois, pelo governo soviético para lembrar o motim do encouraçado Príncipe Potemkin, em 1905, que desencadeou uma repressão sangrenta do poder do Czar, servindo como um dos estopins da Revolução Russa. A cena da escadaria de Odessa nunca será esquecida como exemplo revelador do poder da edição. 80 minutos.

18h10 - Um Filme Falado
De Manoel de Oliveira. Com Leonor Silveira, John Malkovich, Catherine Deneuve. O Cinema da Fundação promove sessão super especial para comemorar os 100 anos do cineasta português Manoel de Oliveira (12 de dezembro é o seu aniversário), artista com trajetória única e cuja vida e obra confunde-se com a própria história do cinema. Um Filme Falado é um dos seus grandes filmes, por ele realizado na flor dos seus 95 anos de idade, uma belíssima meditação sobre a Europa e sobre a importância da história na cultura ao nos apresentar a viagem de navio (saindo de Lisboa) de uma professora de história e sua filha pequena. Com raro sentido apaixonado do ato de viajar e conhecer, o filme é falado em português, francês, italiano, turco e grego, num panorama rico do mundo hoje que termina com imagem perplexa de acontecimentos presentes. 95 minutos.

20h - Cashback
(Cashback, Ingl., 2007). De Sean Ellis. Com Sean Biggerstaff, Emilia Fox, Shaun Evans, Michelle Ryan. (2ª exibição ). 102 min.

22h – Cinzas do Passado Redux
(Dung che sai duk redux, Hong Kong, 1994/2008), de Wong Kar Wai. Com Maggie Cheung e Tony Leung. Wong Kar Wai (Amor à Flor da Pele, My Blueberry Nights) decidiu voltar para os arquivos de um dos seus filmes mais impactantes (e aparentemente incomuns) depois que o laboratório que guardava os negativos originais fechou as portas, ameaçando o futuro do próprio filme. O resultado é uma versão ligeiramente mais curta de uma história mítica de artes marciais que, na verdade, traz todos os ingredientes que fez de Kar Wai o autor internacional que ele é hoje. Imagens lindas, a dor do amor e a valorização da memória e do passado. 93 minutos.

» Domingo, 14 de dezembro

17h – As Canções de Amor
De Christophe Honoré. Com Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Chiara Mastroianni. História de amores na Paris atual, mas narrada com claro romantismo pelas relações humanas e pelo próprio cinema, o filme de Honoré (em Paris) usa a música para cantar sentimentos de paixão, perda e reconciliação. Acompanhamos a jornada de um jovem parisiense que tenta refazer a sua vida depois de sofrer uma grande perda não apenas com outras mulheres, mas também revendo sua própria (hetero/homo)sexualidade. Seleção Festival de Cannes 2007. 100 minutos.

19h – A Questão Humana
(La Question Humaine, França, 2007), de Nicolas Klotz. Com Mathieu Almaric. Homem trabalha como psicólogo de uma empresa multinacional, responsável por avaliar perfis psicológicos dos funcionários. Ao ser chamado para investigar o comportamento cada vez mais misterioso de um dos fundadores da própria empresa, ele descobre segredos históricos reveladores que irão alterar a forma como ele vê o sucesso de produtividade e competitividade nas sociedades modernas. O diretor Klotz faz um filme fascinante, e põe o espectador num transe incomum. 143 minutos.

» Segunda, 15 de dezembro

18h - Shortbus
De John Cameron Mitchell. Com Sook-Yin Lee, Paul Dawson, PH DeBoy. Quem viu "Hedwig – Rock, Amor e Traição", lançado em 2001 pelo Cinema da Fundação, talvez ache que já sabe o que esperar deste segundo longa-metragem de Cameron Mitchell. Não exatamente. Com uma liberdade notável no filmar (contém imagens sexualmente explícitas), ele tece painel livre de um grupo de amigos nova-iorquinos que, entre heterossexuais e homossexuais, buscam a arte, a música, a política e o carnal como estilo de vida a partir de um clube underground – o Shortbus do título. Com isso, resolvem com grande energia alguns dos seus principais problemas emocionais e sexuais. 101 minutos.

20h – Crítico
(Brasil, 2008) De Kleber Mendonça Filho. Pesquisa, produção, montagem: Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho. Fruto de dez anos (1998 a 2007) registrando entrevistas com realizadores e críticos de cinema respeitados no e do mundo inteiro, o jornalista e realizador Kleber Mendonça monta esse documentário que nos faz refletir sobre os conflitos e contrastes entre a mão que faz e o olho que vê. O filme é uma busca incansável pela resposta que tenta entender a relação entre o crítico e o cineasta (com o mercado no meio), pela voz de gente como Gus Van Sant, Tom Tykwer, Eduardo Coutinho, Curtis Hanson, Walter Salles e Carlos Saura. (LJ) 76 minutos. (sessão seguida de debate com os realizadores).

» Terça, 16 de dezembro

17h40 - O Nevoeiro
(The Mist, EUA, 2007). De Frank Darabont. Com Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Chris Owen. Boas adaptações cinematográficas de livros de Stephan King podem ser tornar inesquecíveis, e pelas mãos de Darabont (de "Um Sonho de Liberdade"), "O Nevoeiro" tornou-se um forte concorrente. Após uma tempestade, uma estranha névoa encobre uma pequena cidade. Um grupo fica preso em um supermercado e não pode sair do estabelecimento temendo ser atacado por algo que eles não compreendem, mas sabem ser medonho e mortal. 126 minutos.

20h – Deserto Feliz
(Brasil, 2007). De Paulo Caldas. Com Nash Laila, Hermila Guedes, Peter Ketnath, Zezé Motta, Servílio Holanda, João Miguel, Magdale Alves, Aramis Trindade. Após ser violentada pelo padrasto, uma adolescente de 14 anos foge para a cidade grande. Porém lá ela passa a trabalhar no turismo sexual, até encontrar o afeto através de um turista alemão. 88 minutos. (sessão seguida de debate com os realizadores e as atrizes Nash Laila e Hermila Guedes)

» Quarta, 17 de dezembro

18h30 - Cachaça Cineclube
Curtas-metragens do Cachaça Cineclube, do Rio de Janeiro (programação a ser definida)

20h10 - KFZ-1348

Fonte: www.pe360graus.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiable post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.