segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ELEIÇÕES: QUAL O JOGO PARA 2010! (Por Rodrigo Vianna)

Reproduzo aqui esse ótimo texto do Rodrigo Vianna sobre o que ele acha que acontecerá em 2010, a partir do resultado dessas últimas eleições:
Fonte:
http://www.rodrigovianna.com.br/

O eleitor foi às urnas, nas eleições municipais de 2008, preocupado com a política local, com a vida de sua cidade. Não houve uma grande "onda" nacional. Esse é um fato inquestionável.Mas isso não impede que, encerrado o segundo turno, se tente "ler" os resultados, decifrando: no balanço das vitórias e derrotas locais, quem se posicionou melhor para 2010?

Dois meses antes da eleição, "analistas" políticos chegaram a falar numa onda vermelha no Brasil. Com apoio de Lula, o PT venceria em várias capitais e cidades importantes; e até o PCdoB (com candidatas fortes em Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio) parecia pegar carona na popularidade do presidente.

Abertas as urnas no primeiro turno, não houve nada disso!Lula transferiu pouco voto porque a eleição era local.

Os "analistas", então, passaram a enxergar Serra como o grande vencedor da eleição municipal:

- além de triturar Alckminn (eliminando um concorrente interno no PSDB), empurraria Kassab pra vitória no segundo turno;
- colecionaria uma vitória inesperada no Rio, com a vitória de Gabeira (em aliança formal com os tucanos);
- e assitiria à derrota de Aécio em BH, eliminando outro concorrente no PSDB.

Abertas as urnas no segundo turno, só a primeira vitória se confirmou.Serra é sócio da vitória kassabista. Sem dúvida! Mas, não estou entre os que acreditam que Serra elegeu um poste chamado Kassab. Não. O que elegeu Kassab foi uma campanha muito bem-feita na TV, e a rejeição brutal ao PT e a Marta em São Paulo.

No Rio, um aliado de Lula (Sergio Cabral) é o grande vencedor.Em BH, Aécio ganhou.

Este quase-blog dá como certo que Serra será o candidato tucano em 2010. Ele vai tratorar Aécio, ninguém que acompanha política tem dúvida disso. O "establishment" está fechado até a medula com Serra. Aécio é visto pelos donos da grana como um garotão meio irresponsável.

Os tucanos paulistas fingem acreditar numa chapa puro-sangue (Serra- Aécio), mas falta combinar com o governador mineiro. Ele sabe que não pode confiar em Serra. Ninguém confia em Serra - ele é temido, mas não amado!Aécio estará fora do PSDB até 2010! O governador paulista terá que jogar sozinho...

Se é verdade que Serra se fortaleceu no Estado de São Paulo (inclusive com uma inesperada vitória sobre o PT em Santo André), é preciso lembrar que o PT criou um forte cinturão vermelho em torno da capital: - venceu (no primeiro turno) nas cidades industriais de Osasco e Diadema;- e agora, no segundo turno, faturou Guarulhos (segundo município do Estado em população), além de São Bernardo do Campo (terra do presidente) e Mauá.

Marta, com forte rejeição (em parte, por culpa de sua própria arrogância) e tremenda má-vontade na cobertura da imprensa paulista, ainda teve 40% dos votos na capital.

Esse é um eleitorado que - contra tudos e contra todos - deve acompanhar o candidato de Lula a presidente em 2010. Não é pouco.

Voltando à eleição municipal, é preciso registrar que o PMDB sim, teve vitórias importantes: Porto Alegre, Florianópolis, Rio e Salvador (no primeiro turno), além de Goiânia (onde já vencera no primeiro turno).Mas o PMDB deve chegar a 2010 rachado como sempre.

As seções de São Paulo (Quércia), Pernambuco (Jarbas Vasconcelos), Santa Catarina e Rio Grande do Sul (agora, sob comando de Fogaça) parecem se alinhar na pista ao lado de Serra.

Mas, estarão com Lula: Sarney (inimigo mortal de Serra), Requião, Iris Resende e Sergio Cabral.

Indefinida, a meu ver, é a situação de Gedel - que chefia o PMDB na Bahia. Para enfrentar Jaques Wagner em 2010, na política local, Gedel tende a se aliar a Serra no plano nacional.Serra vai tentar abrir essa "cunha" no Nordeste lulista. E, provavelmente, será bem-sucedido!

O PT, por sua vez, tentará trazer Minas e Aécio para o campo do lulismo.Ainda que estejam juntos só num segundo turno.

Lula pode apoiar duas chapas em 2010:
- uma, puro-sangue, com Dilma na cabeça;
- outra, alternativa, com Aécio e Ciro.

Serão dois contra Serra. Numa disputa muito mais equilibrada do que nas duas eleições de FHC, e nos dois passeios de Lula contra os tucanos - em 2002 e 2006.

Quem chegar à frente, representará o lulismo num segundo turno contra Serra.

Acompanhem meu raciocínio: se - num hipotético segundo turno em 2010 - o candidato lulista tiver 60% no Norte/Nordeste, metade do Rio de Janeiro, e mais 60% em Minas, pode se dar ao luxo de perder feio para Serra no Sul/Centro-Oeste e no interior paulista, desde que consiga 40% dos votos na populosa grande São Paulo. Pelos números de Marta na capital, e do PT no ABC paulista, isso parece mais do que provável!

Isso, caros leitores, é perfeitamente possível, mesmo que a crise internacional reduza (e vai reduzir) o crescimento econômico.

O patrimônio politico de Lula junto às camadas mais pobres do país é gigantesco. Com ou sem crise.

Será jogo aberto!Falo do jogo politico. Porque o jogo sujo na mídia começará já esta semana, tenham certeza.Os barões da imprensa estarão com Serra.Tentarão derrubar Mantega, tentarão espalhar o medo.

O artigo de Elio Gáspari no último domingo, aliás, foi só um sinal do que vem por aí!Mas volto a isso no próximo texto.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Como assim tirar "férias" antes de me "conhecer"?


Bem Feist está pensando em fazer isso comigo, estou achando tudo isso um absurdo... :)
Mas, ela é quem sabe!!!


Feist pensa em tirar férias após fim de turnê
http://territorio.terra.com.br/canais/canalpop/noticias/ultimas.asp?noticiaID=17634

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Toda a indignação do mundo é pouca para transmitir o que sinto e penso sobre isso...

... portanto, agora prefiro reproduzir aqui texto da Socióloga Maria Dolores de Brito Mota que foi veiculado originalmento no site do Partido dos Trabalhadores-PT:

Segue:

Feminicídio ao vivo – o que nos clama Eloá

Maria da Penha Maia Fernandes – Inspiradora da lei Maria da Penha 11340 e Coordenadora de Honra da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Tudo o que o Brasil acompanhou com pesar no drama de Eloá, em suas cem horas de suplício em cadeia nacional, não pode ser visto apenas como resultado de um ato desesperado de um rapaz desequilibrado por causa de uma intensa ou incontrolada paixão. É uma expressão perversa de um tipo de dominação masculina ainda fortemente cravada na cultura brasileira.

No Brasil, foram os movimentos feministas que iniciaram nos anos de 1970, as denúncias, mobilização e enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres que se materializava nos crimes cometidos por homens contra suas parceiras amorosas. Naquele período ainda estava em vigor o instituto da defesa da honra, e desenvolveram-se ações de movimentos feministas e democráticas pela punição aos assassinos de mulheres.

A alegação da defesa da honra era então justificativa para muitos crimes contra mulheres, mas no contexto de reorganização social para a conquista da democracia no país e do surgimento de movimentos feministas, este tema vai emergir como questão pública, política, a ser enfrentada pela sociedade por ferir a cidadania e os direitos humanos das mulheres.

O assassinato de Ângela Diniz em dezembro de 1976, por seu namorado Doca Street, foi o acontecimento desencadeador de uma reação generalizada contra a absolvição do criminoso em primeira instância, sob alegação de que o crime foi uma reação pela defesa da "honra".

Na verdade, as circunstâncias mostravam um crime bárbaro motivado pela determinação da vítima em acabar com o relacionamento amoroso e a inconformidade do assassino com este fim. Essa decisão da justiça revoltou parcelas significativas da sociedade cuja pressão levou a um novo julgamento em 1979 que condenou o assassino. Outro crime emblemático foi o assassinato de Eliane de Grammont pelo seu ex-marido Lindomar Castilho em março de 1981. Crimes que motivaram a campanha "quem ama não mata".

Agora, após três décadas, o Brasil assistiu ao vivo, testemunhando, o assassinato de uma adolescente de 15 anos por um ex-namorado inconformado com o fim do relacionamento. Um relacionamento que ele mesmo tomou a iniciativa de acabar por ciúmes, e que Eloá não quis reatar. O assassino, durante 100 horas manteve Eloá e uma amiga em cárcere privado, bateu na vitima, acusou, expôs, coagiu e por fim martirizou o seu corpo com um tiro na virilha, local de representação da identidade sexual, e na cabeça, local de representação da identidade individual.

Um crime onde não apenas a vida de um corpo foi assassinada, mas o significado que carrega – o feminino. Um crime do patriarcado que se sustenta no controle do corpo, da vontade e da capacidade punitiva sobre as mulheres pelos homens. O feminicídio é um crime de ódio, realizado sempre com crueldade, como o "extremo de um continuum de terror anti-feminino", incluindo várias formas de violência como sofreu Eloá, xingamentos, desconfiança, acusações, agressões físicas, até alcançar o nível da morte pública. O que o seu assassino quis mostrar a todas/os nós? Que como homem tinha o controle do corpo de Eloá e que como homem lhe era superior? Ao perceber Eloá como sujeito autônomo, sentiu-se traído, no que atribuía a ela como mulher (a submissão ao seu desejo), e no que atribuía a si como homem (o poder sobre ela – base de sua virilidade). Assim o feminicídio é um crime de poder, é um crime político. Juridicamente é um crime hediondo, triplamente qualificado: motivo fútil, sem condições de defesa da vítima, premeditado.

Se antes esses crimes aconteciam nas alcovas, nos silêncios das madrugadas, estão agora acontecendo em espaços públicos, shoppings, estabelecimentos comerciais, e agora na mídia. Para Laura Segato[i] é necessário retirar os crimes contra mulheres da classificação de homicídios, nomeando-os de feminicídio e demarcar frente aos meios de comunicação esse universo dos crimes do patriarcado.Esse é o caminho para os estudos e as ações de denúncia e de enfrentamento para as formas de violência de gênero contra as mulheres.

Muita coisa já se avançou no Brasil na direção da garantia dos direitos humanos das mulheres e da equidade de gênero, como a criação das Delegacias de Apoio às Mulheres – DEAMs, que hoje somam 339 no país, o surgimento de 71 casas abrigo, além de inúmeros núcleos e centros de apoio que prestam atendimento e orientação às mulheres vítimas, realizando trabalho de denúncia e conscientização social para o combate e prevenção dessa violência, além de um trabalho de apoio psicológico e resgate pessoal das vítimas. Também ocorreram mudanças no Código Penal como a retirada do termo "mulher honesta" e a adoção da pena de prisão para agressores de mulheres, em substituição às cestas básicas. A criação da Lei 11.340, a Lei Maria da Penha, para o enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres.

Mas, ainda assim as violências e o feminicídio continuam a acontecer. Vejamos o exemplo do Estado do Ceará: em 2007, 116 mulheres foram vítimas de assassinato no Ceará; em 2006, 135 casos foram registrados; em 2005, 118 mortes e em 2004, mais 105 casos[ii]. As mulheres estão num caminho de construção de direitos e de autonomia, mas a instituição do patriarcado continua a persistir como forma de estruturação de sujeitos.

É preciso que toda a sociedade se mobilize para desmontar os valores e as práticas que sustentam essa dominação masculina, transformando mentalidades, desmontando as estruturas profundas que persistem no imaginário social apesar das mudanças que já praticamos na realidade cotidiana.

O comandante da ação policial de resgate de Eloá declarou que não atirou no agressor por se tratar de "um jovem em crise amorosa", num reconhecimento ao seu sofrer. E o sofrer de Eloá? Por que não foi compreendida empaticamente a sua angústia e sua vontade (e direito) de ser livremente feliz?

Sobre a exibição em circuito do documentário o Aborto dos Outros aqui em Recife!

Fiz essa pergunta à Diretora do citado documentário em seu respectivo site de discussão:
http://www.oabortodosoutros.com.br/forum/viewtopic.php?f=1&t=27

Na segunda dia 20/10 fui assisti-lo na sessão de abertura da 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul: http://www.cinedireitoshumanos.org.br/

O tema é deveras importante tanto quanto polêmico por esse motivo elogiei a coragem da Carla Gallo em produzi-lo. Ela estava presente na abertura da sessão e falou sobre os problemas que está encontrando quanto à receptividade do seu documentário em diversas exibições, como era de se esperar o pensamento retrógrado ainda é o preponderante neste País.

Às mulheres cabe o direito de escolha sobre seu corpo e ninguém absolutamente NINGUÉM e nem nada, incluindo pessoas e instituições, podem interferir nisso é o eu acho!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A nossa verdadeira seleção de futebol masculino venceu o Mundial ontem!

Mas é incrível como tal fato recebe pouca atenção.

Ganharam jogando muito bem (obrigada) como sempre vale ressaltar, da última campeã a Espanha, num jogo deveras complicado e daí alguém realmente fez algum alarde? Daqueles que com certeza fariam se tivesse sido aquela outra seleção (sic) lá que tivesse ganho? Ou mesmo um desses "grandes" clubes sudestinos ou sulistas da vida? Hahaha não e não, pois estou cada vez mais convencida que as pessoas só valorizam o que não vale a pena... Que desperdício!

Enfim para término de assunto tudo foi tão subinformado e subapreciado que mesmo o Mundial tendo sido realizado aqui neste País, não consegui encontrar nessa Rede Mundial de Computadores uma única imagem sequer com toda a seleção recebendo o prêmio... :0

Só restou copolocar uma do nosso principal Craque, principal porque todos o são, sem exageros...

E dá-lhe Falcão...


Em tempo: vale lembrar que o posto atual de Falcão era ocupado há pouco tempo pelo pernambucano Manoel Tobias...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Cinema Espanhol e de Direitos Humanos na Fundaj!

Pois é como sempre a Fundação está com ótima programação de filmes e documentários.

Além de continuar passando o sucesso de público Shortbus, desde ontem dia 15 foi iniciada a Mostra de Cinema Espanhol e a partir da semana que vem será a vez da 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, vale ressaltar que filmes e documentários das Mostras são gratuitos, não é maravilhoso!?

Link programação "normal" e Mostra de Cinema Espanhol:
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=455&date=currentDate

Link da Mostra de Direitos Humanos:
http://www.cinedireitoshumanos.org.br/

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Duas festas legais no mesmo dia, no mesmo lugar!

Serão amanhã sábado dia 11...

Anime party Recife e Flashback party:Superfantástico

Confira no link:
http://www.fotolog.com/cidadaokelmer

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Resultado da enquete: Quando tudo parece perdido, sem sentido, você?

Espera que o tempo se encarregue de dar uma resolução?
3 votos

Tenta mudar pelo menos sua forma de encarar a situação?
12 votos

Desiste de tudo e acha que não tem mais jeito?
1 voto

Ahhh, a vida sempre é assim!!!
2 votos

Por que tão reacionários?

Estou me perguntando esses dias, pergunta que já tinha feito a mim mesma anteriormente, mas havia me esquecido, nessas últimas eleições ela ressurgiu “com força”, Por que diabos os paulistas e os cariocas são tão reacionários?

Não querendo generalizar, sempre há as tais exceções, porém, é fato mais que comprovado com o resultado das eleições até agora.

Como é que uma cidade que está sendo tão má administrada durante anos pelo mesmíssimo partido, vota maciçamente no candidato literalmente do DEMO, apoiado por tal partido? Ou seja, o PSDB? Será que são completamente doidos por lá?

E no Rio de Janeiro? Nem sequer dá para saber qual é o pior... Gabeira e Paes... Aff...
Dá tudo no mesmo, ninguém nota isso? Parece que não e se notam, acham melhor assim, devem ser masoquistas.

Não existe isso ou não deveria existir, São Paulo destruída, a cratera do metrô, é só um exemplo disso, Rio de Janeiro mergulhado no caos e daí? Pois continuam a insistir nas mesmas pessoas e idéias, agindo assim é óbvio que não almejam mudanças.

Qualquer criatura com um mínimo de noção na vida chegaria à conclusão de que pelo menos mudar para ver o acontece seria o mais indicado.

Todo o resto do país, salvo as famigeradas exceções, está tentando e realmente buscando algo melhor. PSDB e DEMO estão tendo sobrevida apenas nessas cidades, que por acaso são as mais “desenvolvidas”? Acho que não, em lugares é que o contingente maléfico da elite idiota costuma ser maior, só não entendo o que os outros, as pessoas “comuns” estão fazendo.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Mino voltou, enfim!


O último post de Mino Carta em seu antigo blog data de 19/03/2008.
Confira:

Para quem não se lembra, à epóca Mino saiu do Portal que continha seu blog, o IG em solidariedade a Paulo Henrique Amorim, cujo o contrato foi rescindido de maneira abrupta, sem muitas explicações ou aviso prévio, ou seja, foi "censurado"! Devido aos seus ataques à mídia nativa, elite abjeta e comportamentos torpes? Provavelmente, aliás, com certeza.

Hoje, enfim, quem estava sentindo falta, pode comemorar seu retorno. Mino está de volta em novo endereço, desejo que tenha sucesso e que não aconteça mais nenhum tipo de impedimento nocivo à liberdade daqueles que ainda "teimam" em defender suas idéias, independente do pensamento "predominante-alienante"?

Link para o Blog:

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

13º Festival Internacional de Dança do Recife

Acontecerá no período de 09 a 19 de outubro.
Informações e programação no link:

Shortbus: sexo com alegria!

Está em cartaz desde a semana passada esse filme de 2006, que só agora chegou pelas bandas de cá, acredito que por ser bastante “provocativo”, digamos assim. Coube, mais uma vez aos responsáveis pela programação da sala de cinema da Fundaj, não deixar a comunidade cinéfila do Recife de fora.

Fui conferir na sexta dia 03/10 e confesso que não esperava gostar tanto como gostei.

Saí da sessão realmente muito feliz e satisfeita com a vida, fatos difíceis de ocorrer ultimamente.

Pode ser chocante? Pode. O sexo é realmente explícito? É. Pode causar constrangimento a alguns? Acredito que sim. Porém, nada disso deve invalidar a oportunidade de assisti-lo.

Ao mesmo tempo em que “choca”, pode ocasionar uma grande diversão e mesmo um sentimento de verdadeira representatividade, já que o filme se propõe a lidar com o sexo da maneira que ele realmente é ou deveria sempre ser, ou seja, sem angustias, repressões, violências.

Não há as famigeradas complicações que costumam povoar mentes insanas e/ou pervertidas no pior sentido dessas palavras, fazendo com que todas as possibilidades sexuais sejam expostas sem que se tornem pesadas, proibidas e repletas de significações obscuras, culpa ou simplesmente prazer de dominação do outr@, esses temas recorrentes em se tratando de tal assunto, não só no cinema, mas em diversos outros âmbitos corriqueiros da sociedade como um todo.

Por tais motivos, há espaço suficiente para a leveza e os desprendimentos necessários para se colocar em novas situações sem se preocupar se tabus ainda existem ou não, mesmo estando nossa visão já bastante contaminada pelas amarras impostas por um modo de vida que nos prejudica limitando-nos a preconceitos tolos e ultrapassados.

Vale realmente a pena se visto, quem não tiver coragem e/ou “tempo” de ir à Fundação, tem que pelo menos conferir em DVD, pois Shortbus com certeza fará com que mentes se abram ou pelo menos se tornem menos obsoletas.

Datas e horários neste link: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=455&date=currentDate

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

De mal a pior: os vencedores do VMB 2008.

Sinceramente faz tempo que deixei de levar a MTV a sério (se é que cheguei a fazer isso em algum momento da minha vida :P), massssssss, peraí... Que piada sem graça foi essa?

Bem, porém foi a audiência alienada que votou, então nem posso reclamar tanto assim da emissora e sim do público... Que faz a emissora e a emissora faz o público? Reclamo dos dois!

De qualquer maneira NX Zero ganhar em três categorias, Paramore melhor artista internacional e nada da Mallu Magalhães??????? Que mal gosto, desgosto, horroroso... Hahaha, só me resta rir no fim...

Veja com seus próprios olhos aqui:http://mtv.uol.com.br/blogdovmb/blog/os-vencedores-do-vmb