terça-feira, 10 de junho de 2008

Santa Isabel recebe ópera hoje e amanhã

Nesta terça e quarta-feira, o público recifense vai poder conferir, de graça, a montagem da ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagnhi. O espetáculo faz parte da série Concertos Noturnos e acontece no Teatro de Santa Isabel, numa realização da Orquestra Sinfônica do Recife e da Opera Studio do Recife. Os interessado devem retirar os ingressos na bilheteria do Teatro uma hora e meia antes do início da ópera, marcado para às 20h.

A montagem tem a participação do coro e solistas locais e convidados de outros Estados, sob a regência do maestro Osman Giuseppe Gioia. A Cavalleria Rusticana é uma ópera com libreto de Giovanni Targioni, estreada em maio de 1890 em Roma. É dividida em duas partes, apresentadas em ato contínuo e separadas por um intermezzo.

O enredo da Cavalleria se passa no domingo de Páscoa num pequeno povoado da Sicília. Através de um drama de amor, a ópera mostra o destino trágico de seus principais personagens: Santuzza, uma mulher que ainda tem esperança de recuperar seu amado Turiddo, que por sua vez vive uma perigosa paixão por Lola, casada com Alfio.

Autor - Pietro Mascagni nasceu em Livorno (Itália), em 7 de dezembro de 1863. Depois de viver obscuramente, o reconhecimento chegou com a apresentação da ópera em um ato Cavalleria Rusticana, escrita em apenas dois meses. Mascagni foi um expoente do período musical na ópera conhecido como Verismo, do qual também foi percursor o compositor Ruggero Leoncavallo, autor da ópera "Pagliacci". Mascagni morreu subitamente em 2 de agosto de 1945.

Serviço
Orquestra Sinfônica do Recife;
terça (10) e quarta-feira (11), às 20h;
Teatro de Santa Isabel - Praça da República s/nº, Santo Antônio;
Informações: 3232-2935

Fonte: www.pernambuco.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Em relação à enquete, acho infeliz a opção "joga tudo pro ar e vai dormir", pois conheço bem de perto uma pessoa que SÓ SABE FAZER ISSO! Não trabalha em regime de turno, mas só acorda depois de meio-dia, sempre utilizando isso como subterfúgio para os problemas que têm que ser resolvidos. E para resolver problemas é preciso tempo. E para ter tempo é preciso acordar cedo, porque o dia passa muito depressa! Aliás, a vida passa depressa e as pessoas como ele estão ali, passivas, dormindo no ponto...

Posso até estar sendo simplório, mas agora que tudo são "males psíquicos", não existe mais PREGUIÇA! O pais não têm o direito de ter depressão, porque têm que acordar cedo para trabalhar e sustentar os coitadinhos dos filhos que dormem até meio dia porque estão depressivos de tanto remoerem (como perfeitos idiotas) os pequenos problemas de suas vidas inúteis! Por mais que eu tenha todos os defeitos do mundo, não me sobra mais paciência para administrar pessoas assim!