segunda-feira, 7 de julho de 2008

Eduardo Galeano, 1º Cidadão Ilustre do Mercosul

Merecida homenagem essa feita a Eduardo Galeano, escritor uruguaio, a quem foi concedido o título de 1º Cidadão Ilustre do Mercosul.

Lembro-me bem, estava com cerca de 17 anos, quando li As Veias Abertas da América Latina, foi emprestado ao meu pai por um amigo dele, naquele tempo, eu ainda não tinha acesso a livros como hoje, tanto que costumava ler muitas bobagens vendidas em bancas como aqueles livros de "romance" com nomes femininos, ou seja, eram tempos cruéis para uma iniciante na arte da leitura.

O livro de Galeano foi o 1º dos verdadeiramente importantes que viria a ler e a me apaixonar, demorei quase 6 meses para terminá-lo, não por falta de vontade, mas sim, unicamente por nunca ter passado por uma experiência igual, eram tantas as novidades, entre pensamentos, palavras e formas de ver o mundo, que confesso, considerá-lo um tipo de fronteira que felizmente consegui ultrapassar, desde então que minha forma de enxergar o mundo e principalmente a mídia e a política, mudou drasticamente para muito melhor, não há sombra de dúvidas, mas não sem um certo desespero "necessário" e atordoamento em conseqüência, em suma foi inesquecível!

Por "coincidências" da vida o livro foi escrito no mesmo ano em que nasci 1978, considero-o leitura obrigatória, estou devendo a Galeano conhecer outras de suas várias obras, entretanto, o que já sei é suficiente para admirá-lo.

Abaixo, segue link, contendo o agradecimento realizado por ele no dia 03/07 em Montevidéu, quando do recebimento do citado título, vale a pena ser lido:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15091

Fonte: www.cartamaior.com.br

Nenhum comentário: