terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

1ª mulher a ganhar o DGA em 62 anos



1ª mulher a ganhar o DGA em 62 anos

Esse título pertence a diretora estadunindense nascida em 1951 Kathryn Bigelow.

Trata-se realmente de um grande feito, seu filme "The Hurt Locker", mal "traduzidíssimo" aqui no Brasil para "Guerra ao Terror", saiu direto para o formato DVD, concorria com outras produções que puderam ou ainda podem ser vistas nos cinemas: "Avatar" de James Cameron (ex-marido de Bigelow) "Amor sem escalas" de Jason Reitman, "Preciosa" de Lee Daniels e "Bastardos Inglórios" de Quentin Tarantino.

Já conquistou diversos prêmios, além deste do DGA - Directors Guild of America, "Guerra ao Terror" já conquistou o prêmio de melhor filme da PGA - Producers Guild of America e melhor filme, ator (Jeremy Renner) e direção segundo a NSFC - National Society of Film Critics.

Suas chances de ainda ser visto em cinema se tornaram maiores, devido a tantos prêmios e indicações, só no Oscar ele está concorrendo em nove categorias juntamente com o famigerado Avatar. E há outra raridade também neste último caso, em mais de 80 anos de entrega do Oscar apenas outras três mulheres foram indicadas na categoria direção, nenhuma venceu, se Kathryn Bigelow vier a conquistar mais esta, será novamente a primeira.

Então muito boa sorte a ela, que está ainda em pleno século XXI, desbravando caminhos nunca antes alcançados por mulheres.

E por último, mas não menos importante, acrescento que já assisti Guerra ao Terror, em DVD mesmo e realmente é um ótimo filme, merecedor dos reconhecimentos que estão sendo obtidos. Parabéns Kathryn Bigelow!


2 comentários:

Ewerton disse...

É gratificante ver uma mulher recebendo um título importante para o cinema, pena é constatar que existe tanta dificuldade e preconceito em garantir oportunidades para diretoras...

Anônimo disse...

Ela é sapatão. E ponto!