quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

30 Dias de Noite


30 Days of Night
(título original)

30 Dias de Noite
(título em português)

Elenco: Josh Hartnett, Melissa George, Danny Huston, Ben Foster, Mark Boone Junior, Mark Rendall.

Direção: David Slade

Roteiro: Steve Niles, Stuart Beattie e Brian Nelson

Duração: 113 min

Gênero: Ação/Terror/Suspense
Faz muito tempo, não lembro quanto e nem qual foi o último filme de vampiros que me fez acreditar em algum momento que eles pudessem existir... Fiquei com medo até, não sei se por influência de fatos outros particulares que estavam acontecendo ao mesmo tempo, porém é fato que quase tive um passamento... Quase... hehehe!

E faz muito tempo também que eu esperava por esse filme, não sei bem o porquê, nunca li a HQ sobre ele, (só pra variar) mas, desde que li sobre o que se tratava a história que eu disse a mim mesma: “esse filme deve ter ficado muito bom” e não deu outra, é ótimo, fora alguns desconcertos no passar do tempo e pequenas falhas de continuidade, se é que posso chamá-las assim, o resultado final ficou massa.

Lembrou-me um pouco ótimos filmes recentes na linha terror/suspense, como: Extermínio (o 1º) e a refilmagem de Madrugadas dos Mortos (o original é do grande George Romero), diferentemente, nesses dois outros citados filmes, temos zumbis correndo alucinadamente e dando medo, muito medo, de não serem mais tão lentinhos e meio lerdos. Em 30 Dias de Noite, os vampiros fazem a festa, eles também são muito ágeis e nem um pouco glamurosos como aqueles “meio Drácula”, não quem a história original de Bram Stoker não seja ótima, longe de mim isso, mas os vampiros que aparecem para aterrorizar a pequena cidade de Barrow no Alasca parecem mais monstruosos, medonhos...

Como muitos devem saber há alguns lugares neste nosso planeta Terra que passam algum tempo totalmente no escuro, ou seja, sem sol, então que oportunidade melhor do que essa para seres sedentos e que não resistem quando chega a luz do dia... Pois então, Steve Niles, também co-roteirista deste filme, é o responsável para criação dessa HQ de grande sucesso, a idéia originalíssima tanto quanto óbvia, faz com que muitas pessoas, inclusive eu, se perguntem: como ninguém havia pensado nisso antes... Juntar a “fome com a vontade de comer”... Niles explicou em entrevistas que a cidade chamada Barrow realmente existe, mas ela passa quase dois meses totalmente no escuro por ano, entretanto, ele não achou que ficariam legal 55 Dias de Noite para título de uma Graphic Novel, então a afastou um pouco do litoral, diz brincando...

Sam Raimi, responsável pelos 3 Homem-Aranha, apostou na idéia desde o princípio e deixou a direção para David Slade (Menina Má.com), ficando com a produção do filme.

30 Dias de Noite tem como protagonistas um casal Stella e Eben (Melissa George e Josh Hartnett) no filme eles estão em processo de separação, vale destacar também a atuação do vampiro-líder interpretado por Danny Huston. Poucas pessoas ficam na cidade neste período de escuridão, bem há alguns clichês, pessoas surtando, correndo pelas ruas quando determinantemente não se pode, mas “quem danado liga”??? Eu não... Legal mesmo é ver o sangue jorrando, cabeças sendo decepadas a machadas, gritos aterrorizadores sendo dados antes dos ataques... Sangue e Neve: um bom cotraste!!!




Se isso não der medo, o que mais poderá dar?!

Nenhum comentário: