sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Harry Potter e o fim!

Não é segredo para a maioria: gosto de ler os livros da Sra J.K.Rowling, ou seja, sou fã de carteirinha dos livros de Harry Potter, muitas pessoas torcem o nariz quando ouvem tal afirmativa, principalmente vinda de alguém dita "culta" como dizem por aí que eu seja.

Também fazia parte desse contingente de pessoas que não é pequeno, diga-se de passagem, não estou me referindo de maneira alguma àqueles que simplesmente propagandeiam por aí que tudo é coisa do demo e que a famigerada escritora está envolvida completamente em feitiçarias das mais sórdidas e cousas do tipo... Só imaginava que se trata-se de algum tipo de livro bobo, feito e pensado especificamente para ganhar dinheiro, bem, pode ter sido por isso também, mas, a verdade é que os livros são realmente bons e legais de se ler.

É certo que Rowling fez muitas referências a seres demais conhecidos: elfos, duendes, trolls, para citar alguns e que há algo que lembra bastante Tolkien, o memorável escritor de O Senhor dos Anéis, porém como ser diferente disso em termos de histórias mágicas? Tão antigas quanto se tem notícia e em se tratando de Tolkien como não referenciá-lo aqui ou acolá? Praticamente impossível.

Comecei a ler os livros e descobri a história não faz tanto tempo, isso aconteceu depois de já terem sido lançados os 2 primeiros volumes: Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, respectivamente. Estava em casa sem nada para ler nem fazer, pedi um dos livros do meu irmão mais novo emprestado e ele afirmou que valeria a pena ler Harry Potter, que eu iria gostar muito... Duvidei disso completamente, como pouquíssimas vezes isso acontece em relação a Ewerton (my brother) resolvi tentar e não é que não parei mais de ler?!

Pensei... realmente deve ser enfeitiçado isso, mas e daí?! a autora tem o mérito de ser bastante criativa... matérias como: Defesa contra a arte das trevas? Em que Universidade teríamos isso?

Há tantos outros termos e descobertas que se vai fazendo, é ótimo! Minha personagem preferida como não poderia deixar de ser diferente, é sem dúvida a inteligentíssima Hermione Granger. Gosto de como ela quase sempre sabe como resolver os problemas e como todos vão crescendo em todos os sentidos com o passar dos livros...

Foi bom acompanhar Harry, Rony e Hermione em sua saga durante esses anos, sempre à espera do próximo volume e na expectativas do que poderia acontecer... De todos o meu livro favorito continua sendo 0 3º - Harry Potter e o Prisioneiro de Azcaban, foi o 1º mais sombrio, menos infantil e mais triste também, os outros continuaram com essa temática, menos infantis, mais adultos.

Boa "sacada" essa também, já que os leitores iam crescendo à espera dos novos livros... No cinema o legal é que conseguiram para interpretar os personagens principais atores e atriz que verdadeiramente transformam em realidade a idéia que se faz lendo os livros... Ressalva faço apenas a Gary Oldman interpretando Sirius Black, apesar de achar Oldman ótimo ator, não acredito que ele represente bem a beleza que no livro se afirma ter o padrinho de Harry.

Bem, ontem terminei de ler o último, 0 7º livro Harry Potter e as Relíquias da Morte e gostei achei coeso com toda a idéia desenvolvida nos outros livros, confesso que me senti meio triste e tal... mas, assim é a vida... As coisas se acabam e vão, outras virão... outras voltarão, mas estaremos sempre diferentes!!!

Esse link abaixo trás algumas curiosidades sobre as traduções, está em inglês, mas tem dicionário na própria página é legal para se treinar também...
http://speakup.ig.com.br/stories_a/242_harry.shtmlrry.shtml

Nenhum comentário: