segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A Lenda de Beowulf

Beowulf
(título original)

A Lenda de Beowulf
(título em português)

Elenco: Ray Winstone, Angelina Jolie, John Malkovitch, Anthony Hopkins, Robin Wright Penn, Crispin Glover, Brendan Gleeson

Direção: Robert Zemeckis

Roteiro: Neil Gaiman e Roger Avary

Duração: 113 min

Gênero: Épico / Animação adulta

Fui ver ontem, não poderia deixar de fazer isso, mesmo não havendo em nossa cidade tecnologia disponível, apenas no Rio e em SP. O filme foi idealizado para exibição em 3-D, foi desenvolvimento com a mesma técnica de O Expresso Polar: a captura de desempenho (nela, atores são cobertos por guias - pequenos pontinhos adesivos sobre trajes colantes monocromáticos -, que são "lidas" por sensores ligados a computadores. Assim, cada expressão facial ou gesto é transferido para modelos tridimensionais digitais, trecho extraído do site: www.omelete.com.br)

“Beowulf é um poema de 3.183 linhas, escrito por um poeta desconhecido em Inglês Arcaico (também conhecido como Anglo-Saxão, a língua germânica falada na Inglaterra antes da Conquista Normanda), provavelmente no século 8, mas possivelmente alguns séculos depois. O poema existe em um único manuscrito, uma cópia feita por volta do ano 1.000 e que está no Museu Britânico. Os eventos que ele relata se passam no que agora é a Dinamarca por volta do ano 500, de forma que o autor já está olhando para um passado distante. Crucialmente, ele é um Cristão, que tem uma relação altamente ambígua com o herói pagão que celebra. Estudiosos continuam a debater a sua exata natureza, a de seu poema e a de sua audiência Cristã e atitude com relação ao paganismo – bem como praticamente tudo mais sobre o poema.”

Trecho extraído do site:
www.valinor.com.br

O projeto para realização do filme estava sendo elaborado em conjunto por Neil Gaiman e Roger Avary desde maio de 1997, até Zemeckis ligar dizendo que queria dirigir o filme, a idéia de utilização gráfica foi dele, Gaiman e Avary aprovaram.

Sobre a história: eu particularmente não conhecia o tal poema, o que me atraiu a ir assistir ao filme, foram os novos efeitos visuais e a colaboração de Neil Gaiman.

Confesso, que achei mais do mesmo, aquela impressão de já ter visto tudo aquilo em outro lugar, contudo, o filme não é ruim, vale a pena ser visto, porém, acredito que seria muito melhor vê-lo em uma sala com a tecnologia adequada, seria bem mais interessante.

Como muitos já sabem temos Angelina Jolie completamente nua, para surpresa até dela mesma, segundo ela. John Malkovitch quase irreconhecível e Anthony Hopkins muito bem como o rei Hrothgar. O ator Ray Winstone é quem interpreta Beowulf.

E é isso.

Nenhum comentário: