segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O importante é que Eddie e Johnny ganharam...


Confira os ganhadores do Globo de Ouro

Nada de tapete vermelho, vestidos de gala, belas atrizes sorridentes ou festa cheia de celebridades. A 65ª edição do Globo de Ouro não teve nem um grande vencedor. "Desejo e reparação", "Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet", "Onde os fracos não têm vez" e o francês "O escafandro e a borboleta" levaram dois troféus cada.

Principal prévia do Oscar, a premiação foi realizada na noite de domingo em Los Angeles sem qualquer brilho ou glamour, que sempre marcaram a entrega de prêmios desse porte. Os premiados ficaram sabendo do resultado como qualquer mortal: pela televisão, e receberão os troféus pelos correios. No lugar dos artistas, jornalistas apresentaram os vencedores em uma coletiva de imprensa, acompanhada pelos principais meios de comunicação americanos e transmitida por diferentes redes de TV para todo o mundo.

"Desejo e reparação" e "Sweeney Todd" saíram com os principais prêmios da noite. As duas produções levaram o troféu de melhor filme: o primeiro na categoria drama e o segundo na de comédia ou musical.

Johnny Depp, astro de "Sweeney Todd", levou o prêmio de melhor ator de comédia e musical. O título de melhor atriz na categoria feminina ficou com a francesa Marion Cotillard por "Piaf - Um hino ao amor". Na categoria drama, os prêmios ficaram com Daniel Day-Lewis, por "Sangue negro", e Julie Christie, por "Longe dela".

Único brasileiro na disputa, o compositor Antônio Pinto perdeu o prêmio de melhor canção original para o cantor Eddie Vedder, do grupo Pearl Jam, que compôs a música "Guaranteed" para o filme "Na natureza selvagem" ("Into the wild", dirigido por Sean Penn). Ele concorria ao lado da cantora Shakira com a canção "Despedida", do filme "O amor nos tempos do cólera".

O prêmio de melhor diretor foi para o francês Julian Schnabel, pelo filme "O escafandro e a borboleta", que também levou a estatueta de melhor filme estrangeiro.

O longa "Onde os fracos não têm vez" rendeu os prêmios de melhor roteiro para Joel e Ethan Coen e de melhor ator coadjuvante para Javier Bardem. A atriz Cate Blanchett foi a melhor atriz coadjuvante pelo drama "I'm not there", em que vive o cantor Bob Dylan.

O anúncio dos vencedores foi feito de forma curta e direta, sem emoção ou discursos de agradecimento. A razão para a cerimônia contida foi a paralisação dos roteiristas de Hollywood. Os grevistas ameaçaram fazer piquete no evento, o que fez com que indicados e apresentadores anunciassem o boicote da festa. Para que a cerimônia não se transformasse em um fiasco, ela foi transformada em uma coletiva de imprensa com cerca de meia hora de duração.

A solução encontrada para não violar a greve dos roteiristas na apresentação dos prêmios foi convidar jornalistas - que normalmente não são permitidos nem a assistir a cerimônia - para fazerem o tradicional anúncio "e o Globo de Ouro vai para...", o que rendeu comentários bem-humorados.

"Eu apoio o Sindicato dos Roteiristas. Sem essa greve eu nunca estaria aqui em cima, apresentando esse prêmio", brincou a jornalista Giuliana Rancic, do programa de TV "E! News", que anunciou o vencedor do melhor roteiro.

Os prêmios também foram apresentados pelos jornalistas televisivos Lara Spencer, do "The Insider", Brooke Anderson, do "Showbiz Tonight", Jim Moret, do "Inside Edition", Dayna Devon, do "Extra", Mary Hart, do "Entertainment Tonight", e pelo presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood e responsável pelo Globo de Ouro, Jorge Camara.

Camara, que apresentou o último prêmio da noite - o de melhor filme dramático para "Desejo e reparação" - não escondeu a frustração da transformação da grande festa em uma coletiva sem brilho. Ele afirmou respeitar a decisão dos roteiristas e prometeu que o Globo de Ouro vai voltar no ano que vem mais fervoroso e melhor do que nunca.

Confira a lista completa dos vencedores do Globo de Ouro nas categorias cinematográficas

Melhor Drama
"Desejo e reparação" ("Atonement") - Focus Features

Melhor atriz de drama
Julie Christie - "Longe dela" ("Away from her")

Melhor ator de drama
Daniel Day-Lewis - "Sangue negro" ("There will be blood")

Melhor comédia ou musical
"Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet" ("Sweeney Todd: The demon barber of Fleet Street") - Warner Bros. Pictures

Melhor atriz de comédia ou musical
Marion Cotillard - "Piaf - Um hino ao amor" ("La vie en rose")

Melhor ator de comédia ou musical
Johnny Depp - "Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet" ("Sweeney Todd: The demon barber of Fleet Street")

Melhor filme de língua estrangeira
"O Escafandro e a borboleta" (França)

Melhor ator coadjuvante
Javier Bardem - "Onde os fracos não têm vez" ("No country for old men")

Melhor atriz coadjuvante
Cate Blanchett - "I'm not there

"Melhor animação
"Ratatouille"

Melhor roteiro
Joel Coen e Ethan Coen - "Onde os fracos não têm vez" ("No country for old men")

Melhor trilha sonora original
Dario Marianelli - "Desejo e reparação" ("Atonement")

Melhor canção
"Guaranteed", de Eddie Vedder - "Na natureza selvagem" ("Into the wild")

Da Agência O Globo
Fonte: www.pernambuco.com

Nenhum comentário: