sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Festival Varilux de Cinema Francês

A sexta edição do Festival Varilux de Cinema Francês traz para doze cidades brasileiras uma seleção de sete filmes – todos inéditos no Recife – representativos da produção contemporânea francesa. No Recife, o festival começa nesta sexta-feira (23) e segue até o próximo dia 29, com exibições no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby.

Na programação, sucessos comerciais como O amor em cinco tempos. Dirigido pelo aclamado François Ozon, o filme conta a história de amor de um casal, começando pelo final do romance e indo até a euforia do primeiro encontro. Outro destaque da mostra é A culpa é do Fidel, filme que mostra acontecimentos políticos do início da década de 70 sob o ponto de vista de uma menina de nove anos, moradora de Paris. A película é o segundo filme dirigido por Julie Gravas, filha do diretor Costa-Gravas, conhecido por seus filmes de temática política e religiosa, como Amém. A culpa é de Fidel foi indicado ao Sundance Film Festival deste ano.

Confira abaixo a programação completa e a sinopse dos filmes

Sexta-feira (23)

18h30 – Ao lado da Pianista
La tourneuse de pages, (França, 2005) De Denis Dercourt. Com Catherine Frot, Pascal Greggory e Deborah François
Aos dez anos de idade, uma talentosa pianista passou por uma grande decepção, ao ser reprovada no mais requisitado conservatório musical da França. Uma década depois, uma nova experiência dará a ela a oportunidade de provar a superação de seu antigo trauma. Filme inédito. Indicação: 14 anos.

20h30 – A noiva perfeita
Prete-moi ta main (França, 2007). De Eric Lartigan. Com Alain Chabat, Charlotte Gainsbourg e Bernadette Lafont
Comédia sobre um quarentão, realizado profissionalmente, que não pensa em se casar. Mas, a sua mãe e as suas cinco irmãs fazem campanha para que ele encontre a moça ideal para subir ao altar. Filme inédito. Indicação: 14 anos.

Sábado (24)

18h30 – A culpa é do Fidel
La faute a Fidel (De França, 2006) de Julie Gavras. Com Nina Kervel, Julie Depardieu e Stefano Accorsi.
O filme conta, do ponto de vista de uma menina parisiense de nove anos, como os acontecimentos políticos do início da década de 70 interferiram em sua vida. Filme inédito. Indicação: 14 anos.

20h30 – A noiva perfeita

Domingo (25)

18h30 – Em Paris
Dans Paris (França, 2006), de Christophe Honoré. Com Roman Duris, Louis Garrel e Joana Preiss.
As aventuras e desilusões amorosas de dois irmãos de personalidades opostas. Um deles é um conquistador que vive tendo experiências com mulheres diversas, enquanto o outro sofre desesperadamente o fim de um relacionamento. O filme participou da Seleção Quinzena dos Realizadores Cannes 2006. Filme inédito. Indicação: 14 anos.

20h30 – A culpa é do Fidel

Segunda-feira (26)

18h30 – Ao lado da Pianista

20h30 – A quase verdade
La verite ou presque (França, 2006) de Sam Karmann. Com Karin Viard, AndréDussolier e François Cluzet
Os desencontros amorosos de um grupo de personagens que amam ou simplesmente nutrem fortes desejos por pessoas próximas e comprometidas. Filme inédito. Indicação: 14 anos.

Terça-feira (27)

18h30 – A quase verdade

20h30 – Lírios d’Água
La naissance des pieuvres (França) de Celine Sciamma. Com Pauline Acquart, Louise Blanchère
Num subúrbio de Paris, em pleno verão, três amigas adolescentes praticam nado sincronizado. Enquanto convivem pelos corredores e vestiários da academia, despertam entre si os primeiros sentimentos de desejo, amor e violência. Filme inédito. Indicação: 14 anos.

Quarta-feira (28)

18h30 - O amor em cinco tempos
5 x 2 (França, 2004), De François Ozon. Com Valeria Bruni-Tedeschi, Stephen Freiss, Geraldine Pailhas
A relação de um casal é mostrada de trás pra frente, com o filme iniciando justamente quando o romance se declara irremediavelmente falido. À medida que a história retrocede, pode-se acompanhar como tudo começou, rumo à felicidade do primeiro encontro. Filme inédito. Indicação: 14 anos.

20h30 – Em Paris

Quinta-feira

18h30 – Lírios d’Água

20h30 – O amor em cinco tempos

Festival Varilux
De 23 a 29 de novembro
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609, Derby
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (acima de 60 anos/estudantes)
Mais informações: 3073-6688, 3073-6689, 3073-6712 e 3073-6651 ou
cinema@fundaj.gov.br

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Um comentário:

Anônimo disse...

shortcut otters saving stahl visible transparent stakes alter lamivudine decisive established
lolikneri havaqatsu