terça-feira, 11 de março de 2008

Aniversário de Recife e Olinda: Programação


Recife e Olinda convidam para festa de aniversário

Olinda 473, Recife 471 anos. O aniversário das cidades irmãs há tempos representa sinônimo de festa para os pernambucanos. E o dia 12 de março marca o início de investimentos e projetos governamentais, anunciados como praxe no período pelas duas prefeituras. Em 2008, as comemorações com programações culturais estão mais tímidas em relação a anos passados. Em comum, as duas aniversariantes realizam o tradicional corte do bolo. Recife apresenta uma iguaria de 471 kg, com a primeira fatia retirada às 19h pelo prefeito João Paulo, na Praça do Arsenal da Marinha. Já em Olinda, a quantidade de ingredientes é menor (mas não menos exagerada) para um "bolinho" de 200 quilos e três metros de comprimento à espera do "parabéns pra você", às 18h, no Alto da Sé.

Dadas as boas vindas ao novo ano das duas cidades, atrações culturais fazem sala para pernambucanos e visitantes. Na cidade mais velha, a festa tem início no Alto da Sé, com a saída de cinco agremiações carnavalescas pelas ruas do sítio histórico. Participam o maracatu Leão Coroado, as troças Pitombeiras dos Quatro Cantos, Marim dos Caetés e Elefante de Olinda. Já às 17h, três shows com artistas olindenses marcam a noite da cidade, em palco montado no Alto da Sé. Tocam Bonsucesso Sambaclube, Maciel Salú e Mestre Zé dos Passos, este último patrimônio vivo da cultura popular do estado (não reconhecido pelo legado), com disco em fase de produção pelo parceiro Maciel.

Do outro lado onde a vista alcança, Recife convidou a Frevioca e um grupo de 100 passistas da escola municipal de frevo Maestro Fernando Borges para animar o público após o corte do bolo gigante. Ainda no dia 12, o Museu da Cidade organizou uma programação voltada para crianças e adolescentes, com apresentação do bloco lírico infantil Sonho e Fantasia e concerto-aula com a banda sinfônica da secretaria de Educação. No cine Apolo, vários filmes serão rodados gratuitamente em três horários diferentes.

Porém, a prefeitura guardou a principal atração para o próximo domingo, 16. O músico Edu Lobo e Trio estarão no Cais da Alfândega com a Orquestra Sinfônica do Recife. O show tem com início marcado para às 18h, onde Lobo executará composições como Frevo diabo e Ponteio, intimamente ligadas às relações do autor com Pernambuco. No período de 10 a 14 de março, a biblioteca de Afogados realiza uma exposição bibliográfica e de fotografias sobre o tema Recife: passado, presente e futuro. A mostra será dividida entre o Recife colônia, império e república, com mapas, gravuras e fotos antigas.

Fonte: http://www.pernambuco.com/

Nenhum comentário: