terça-feira, 4 de março de 2008

Cursos Grátis!

Vai até a próxima sexta-feira (07) o prazo de inscrição para as oficinas culturais oferecidas pela Prefeitura do Recife no Sítio da Trindade. Pessoas com idade a partir de 16 anos podem participar das aulas, que são gratuitas. Cinco dos cursos serão no próprio Sítio; os demais, em comunidades do Recife.

Confira as informações dos cursos, fornecidas pela Prefeitura:

1. Planejamento de Projeto Cultural - Curso dividido em dois módulos, com aulas de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h40. O aluno terá toda a orientação de como montar um projeto cultural. A oficina se divide nos seguintes tópicos: Economia da Cultura; História da Tradição Cultural; Marketing Cultural; Montagem e monitoramento; e Planejamento administrativo.

2. Arte Circense - As aulas serão nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, e têm como objetivo introduzir o aluno na arte circense, enfocando a montagem e confecção de malabares; treino com acrobacias; e pernas de pau e equilíbrio.

3. Cinema e Vídeo - Professores da Hipérion Escola de Artes irão ministrar aulas de cinema que serão divididas em duas etapas: vídeo-documentário e videoclipe. Durante o curso, os alunos terão aulas de roteiro, produção e direção. As aulas serão realizadas pela manhã, das 9h às 12h, nas segundas e quartas-feiras, no Centro Comunitário Irmãs Salesianas.

4. Dança Contemporânea - Será formado um grupo de 20 alunos, selecionados em uma audição após a inscrição. É exigida a experiência mínima de três anos de dança. As vagas serão preenchidas por alunos com idades entre 17 e 26 anos. A oficina, que será diária e terá duração de seis meses, tem o objetivo de unir o rapel e a dança. Será montada uma estrutura, similar a um paredão de 15 metros, onde os alunos irão aprender técnica da corda; funcionamento dos nós; consciência corporal; medo de altura. A idéia é obter um resultado estético no final das atividades e fazer uma apresentação pública no Recife.

5. Instrumentistas Musicais - As aulas de iniciação musical com o maestro Ademir Araújo têm como objetivo formar uma banda de música do Sítio Trindade com cordas, sopro e bateria. Será ensinada toda a parte teórica e leitura de partitura. Todas as músicas e ritmos trabalhados pelos alunos serão da cultura nordestina, como xote, frevo, forró, entre outros ritmos. Aulas nas terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 12h.

6. Rádio Comunitária - Será realizada na Rádio Alto Falante, localizada na Praça de Terminal de Ônibus do Alto José do Pinho, n.º 350, box 07. A oficina tem duração de três meses e as aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. O professor Paulo Xavier vai ministrar o curso e ensinar noções de como trabalhar em Rádios Comunitárias de acordo com a lei; produção de programas; aprendizado sobre saúde bucal; locução; consciência de desenvolvimento da cidadania. Os programas elaborados pelos alunos serão veiculados na rádio, podendo até serem agregados à programação. As inscrições serão feitas no local, não é preciso ter experiência. Informações: 81. 8803.6405.

7. Percussão - O Grupo de Mulheres vai oferecer uma oficina na sua sede, localizada na rua Amoz, n.º 120, Córrego do Euclides. Durante o curso, serão enfocados temas como a história da percussão e batuques das alfaias; a conscientização racial e a história dos batuques; e a prática de apresentação com as alfaias. A idéia da oficina é formar um grupo de percussão só de mulheres, apesar da oficina ser aberta a pessoas de ambos os sexos. O curso tem duração
de três meses, com aulas nas segundas e quintas-feiras, a partir das 14h.

Informações 81. 3268.9582.

da Redação do pe360graus.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Elis! Tudo bom?
Que legal os cursos!
Ah! Acabei de votar na nova enquete.
Beijinhos, Nilza.